ABC da contabilidade: ISS

O ABC da Contabilidade começa o ano falando sobre impostos. Você sabe quais são os principais impostos municipais, estaduais e federais? Hoje, e nas próximas semanas, vamos te contar mais sobre eles. Fique atento!


Para começar: ISS


O ISS - Imposto Sobre Serviço é um imposto municipal que deve ser pago por empresas e profissionais autônomos cujos serviços prestados estão listados na lei complementar 116/2003. Por se tratar de um imposto municipal cabe à prefeitura estabelecer a alíquota cobrada. Essa porcentagem varia de acordo com o segmento de atuação do prestador de serviço, mas, normalmente, é de 2% a 5%.



O imposto é pago de diferentes formas:


-Quem é autônomo e presta serviços mais esporádicos deve pagar o imposto cada vez que realizar um serviço, através da nota fiscal emitida pela prefeitura;


-Para quem é MEI e se enquadra no Simples Nacional o imposto já está inserido na taxa paga mensalmente pela pessoa jurídica;


-Empresas menores que também se enquadram no Simples Nacional pagam o ISS através do DAS, junto a outros impostos;


-Empresas maiores, que não se encaixam no Simples Nacional, precisam pagar o ISS a cada serviço prestado, de acordo a alíquota designada para a sua área de atuação.


Para saber mais e ter acesso a lista de serviços, consulte a lei 116/2003: https://bit.ly/2TIB9V8 ou fale com seu contador!


#Contabilidade #Contábeis #BaseContabilidade #Palhoça #Contador #MarcosCardosoCanto #Florianópolis #Imposto #ISS

3 visualizações

© 2020 por Base Contabilidade

  • Base Contabilidade
  • @base.cnt

Desenvolvido por Tratto Comunicação