top of page

O fim da EIRELI e a sua automática substituição pela SLU

Você sabia que a modalidade Eireli chegou ao fim?

A Lei 14.195, publicada dia 27 de agosto, determinou a extinção da mesma.


A modalidade que tinha como principal vantagem a proteção jurídica, deixou de ser interessante quando a Sociedade Empresária Limitada (LTDA) passou a oferecer a mesma seguridade com qualquer valor de capital, apenas necessitando de um ou mais sócios. No entanto, foi com o surgimento da Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), em 2019, que o formato jurídico EIRELI foi perdendo, de vez, a relevância.


A SLU oferece a mesma segurança jurídica que a EIRELI oferecia, sem o custo elevado do capital social que era exigido e sem a necessidade de sócios.


Dessa forma, agora, na hora de abrir a sua empresa, fique atento às vantagens e exigências de cada modalidade e escolha a que melhor se encaixa com seu negócio.



O que aconteceu com as empresas EIRELI já constituídas?


As empresas existentes foram transformadas em Sociedades Limitadas Unipessoais. Por tanto, se você tinha uma empresa EIRELI, saiba que ela virou automaticamente uma SLU.


Vale ressaltar que essa alteração, consequentemente, vai atualizar a razão social da empresa. Por isso, fique atento e se houver dúvidas, converse com seu contador.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page