Contador e a profissão em constante evolução

Atualizado: 29 de Jun de 2018

Marcos Cardoso Canto

A profissão de contabilista é uma das que têm mudado com certa velocidade na era da informação. A modernização das empresas fez crescer a demanda por profissionais que conhecem bem o complexo sistema tributário brasileiro. Esses especialistas são capazes de elaborar um plano financeiro eficiente e controlar cada centavo que entra e sai da organização. Sendo assim, o contabilista se tornou uma peça fundamental na complexa engrenagem empresarial, servindo como base para o fortalecimento e crescimento das instituições, sendo o principal apoio na logística tributária e social diante das decisões que assolam o empreendedor.

Sendo o mercado atual altamente competitivo, o contabilista teve de se adaptar e utilizar de seus conhecimentos para suprir novas necessidades das empresas. Levando em conta que administrar uma empresa vai além do conhecimento técnico, o contabilista muitas vezes é o braço direito do empreendedor, tomando a frente na obtenção de informações que facilitem a tomada de decisões. Esses profissionais buscam entender como está a evolução do negócio, acompanham a rentabilidade do investimento e aconselham de forma precisa na aplicação do capital, aprimoramento ou mesmo para o crescimento da empresa.

Lidar com o fisco também é especialidade do profissional contábil, que entende suas exigências e cruzamento de informações. O contador faz uso do amparo tecnológico, que força as empresas a elaborarem um controle mais rígido, um planejamento de gestão, fiscal e tributário, que minimiza a possibilidade de erros e consequentes prejuízos. O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) também é fruto de uma nova era contábil, mais automatizada e detalhada. O contador tem o conhecimento necessário para manter a empresa regular, minimiza a possibilidade de erros e consequentes prejuízos.

Para 2018, o profissional contábil precisa aliar tecnologia e gestão, visando o futuro deve antecipar cenários e provocar as soluções. Também é essencial estar sempre atento às mudanças na legislação e a implantação de novas obrigações necessárias, portanto se manter informado e atualizado é imprescindível.




8 visualizações

© 2020 por Base Contabilidade

  • Base Contabilidade
  • @base.cnt

Desenvolvido por Tratto Comunicação