top of page

Checklist: Imposto de Renda 2022

Vai declarar o Imposto de Renda 2022? Anota ai quais são documentos você deve separar para enviar ao contador:


1. Dados pessoais seus e de seus dependentes

Tenha em mãos dados como nome completo, CPF, data de nascimento, título de eleitor. Dados dos dependentes e grau de parentesco com eles também precisam ser informados.


2. Informe de rendimento de todas as empresas que trabalhou durante o último ano

Além do informe de rendimento do empregador (salário), se o contribuinte receber alguma renda com aluguéis, prestação de serviço e/ou pensões/aposentadoria, esses documentos também devem ser separados.


3. Informes de instituições financeiras

Bancos e instituições financeiras devem obrigatoriamente fornecer o informe com informações da situação da conta corrente e investimentos do contribuinte.


4. Pagamentos e deduções efetuadas

Algumas despesas podem ser abatidas do valor a ser pago ou aumentarem o valor da restituição a receber. Por isso é importante separar as notas fiscais e recibos de despesas com saúde, educação. previdência privada, pensão alimentícia, INSS de empregado doméstico, doações etc. As despesas com os dependentes também devem ser separadas.


5. Comprovantes patrimoniais

Separe documentos que confirmam a posse ou venda dos bens que estiveram em seu nome durante o ano-base


6. Comprovantes de renda variável

Se o contribuinte possui investimentos em renda variável é necessário separar os comprovantes (DARF de renda variável, informes de rendimento auferido em renda variável, controle de compra e venda de ações e a apuração mensal de imposto)


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page